Ensino

O ensino é degradante. Não só em Portugal como por este lindo Mundo fora, o ensino não provê nunca as condições ideais para o bom desempenho do aluno. È certo que existem excelentes desempenhos, mas se o ensino fosse como deveria ser, não haveria limites para esses.
Em primeiro lugar, as notas. É inadmissível que os conhecimentos de alguém sejam quantitativos e não qualitativos. A pessoa sabe ou não sabe. Sabe muito ou sabe pouco. No entanto, temos sempre de colocar lá um 15 ou um 18 para saber o que o aluno sabe. Incorrecção estúpida.
Será que um teste é a melhor maneira de averiguar os conhecimentos adquiridos pelos alunos? Não, de forma nenhuma. A ansiedade e o próprio ambiente gerados em torno de um teste ou exame são tão pesados que o aluno pode sofrer modificações de estado de espírito e não obter o desempenho que a sua sabedoria lhe permitiria em casos "normais". Por isso, este ensino é torpe e não demonstra o principal objectivo de ensinar: fazer com que outros aprendam.

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