Preenchendo-me

A semana passada foi dura. Ainda sinto os resquícios de uma alegada gripe A e das noites consecutivas, que culminaram com um concerto fantástico de José Cid. Foi assim na Festa das Latas em Coimbra, uma festa longa de mais para ser relata desta forma, quase impunemente, como se nada tivesse sido o que foi. Mas aconteceu, acabou e deixou-me mergulhado num mar de tosse e fraqueza, com menos três quilos e um batalhão de pessoas a perguntar-me qual é o segredo para emagrecer tão rápido. Equilíbrio! É esse o segredo. E talvez comer só Estrelitas ao almoço e tomar Ben-ur-ron e o seu paracetamol, ou o ibuprofeno do Brufen, para combater os sintomas da gripe. Seja ela qual for.
Agora, melhorado da tosse, mas com as horas de sono por acertar, fico até tarde a observar o brilhante trabalho de vários argumentistas americanos. Grandes séries no AXN e até na Fox Life! É daqueles trabalhos de sonho poder escrever imagens, poder usar o poder da palavra para transmitir sensações vívidas a ponto de serem vividas.
Na noite passada, neste estado insone, terminei a leitura de O Amante, de Marguerite Duras. Levantei-me sem hesitação e procurei outro livro. Desta feita, hesitei. Crónica de uma Morte Anunciada de García Márquez e A Tia Júlia e o Escrevedor de Vargas Llosa aliciavam-me. Decidi-me pelo primeiro. Iniciei a leitura depois da chamada de sempre, aquela que alimenta os sentimentos mais profundos, como se eles não fossem já auto-suficientes, e terminei por volta das 5 h. Três horas de leitura consecutiva, quase febril, mas deliciosa. A leitura, desde há muito tempo, que me fez recorrer mais vezes ao dicionário tentanto absorver ainda mais o ambiente caribenho, numa história simples e profunda, mas plena de descrições à antiga e com palavras de uso tropical e velho. Um sabor que se sente facilmente e vicia, uma tradução espantosa e, acima de tudo, uma história que é como a nossa vida, cheia de enganos e desencontros e preconceitos. Hoje começo a ler Llosa. Só para me preencher ainda mais.

Comentários

maria disse…
fica por ler o segundo q é delicioso...ai a tia julia! :P