Firenze 2009

Podia ser a inscrição impressa num autocolante, daqueles que se colavam outrora nas malas de viagem e que provavam a nossa presença lá. Fosse esse "lá" onde fosse.
Este ano, em consumação de uma prenda que programei com tanto carinho, viajámos até Florença, perdão, Firenze.
É, conforme tinha já constatado há cinco anos, uma cidade magnífica, plena de História e de histórias. No entanto, não foi só Firenze que conquistou o nosso gosto. Pisa, Siena, San Gimignano, Greve in Chianti, Lucca...
Nesta última, num rasgo de sorte, conheci Luciano Orsi, um escritor e poeta naïf que vendia os seus livros na rua. Retirava-se naquele preciso momento quando o interpelei. Comprei-lhe um livro, tirámos uma foto, trocámos contactos e continuámos os nossos caminhos, separadamente, mas em comunhão de intenções literárias.
Livorno foi outra das cidades que visitámos e, desta feita, ao contrário do que se tinha passado há cinco anos, fui até à praia. Vedada, confinada a quem paga para dela usufruir. Como acompanhávamos alguns habituais pudemos fazê-lo sem despender do valor fixado. Porém, não é essa a razão do tamanho prazer desta visita, mas sim a beleza desta costa montanhosa.
Claro que as saudades ficam. Regressarei lá um dia, certamente. Por agora, restam-me as fotos dos momentos que lá passamos.

Comentários