O prazer de uma vitória criativa






O meu post de hoje é dedicado à motivação, à luta, às vitórias.
Uma vitória é, por definição, um objectivo alcançado por entre dificuldades, contratempos e gente derrotista.
Estas particularidades da vida que tantas pessoas impedem de vencer são aquilo que acaba por trazer satisfação a quem persiste.
Orgulho-me de fazer da criatividade parte integrante do meu quotidiano.
Por essa razão, dá-me muito prazer quando alguém toma um passo ou alcança uma concretização que farão o mesmo pela sua vida. Assim foi com a Filipa.
Em primeiro lugar, fazendo o esforço para não deixar transparecer os sentimentos que nutro por ela - oops, já está! - endereço-lhe os meus parabéns pela Licenciatura em Tecnologias da Comunicação Multimédia.
Como se perceberá pelo nome, esta é uma licenciatura que compete a todos aqueles que desejem ter uma vida relacionada intimamente com a produção de conteúdos multimédia, a comunicação que neles está incluída e o conhecimento das técnicas e da aplicação de uma série de competências que permitirão a efectuação dos mesmo com qualidade atestada. Em palavras correntes, baseadas na minha própria observação, são portentos da tecnologia em prol da arte.
Num país como o nosso em que que famílias de plagiadores fazem carreira - note-se a irónica utilização da palavra homónima dessa família...- e vendem o seu enganador produto como se de pães quentes se tratasse, num país que premeia o "desenrascanso" e a falta de profissionalismo, mas também num país que deu alguns dos maiores artistas de sempre ao mundo e que cultivou uma cultura muito além das suas próprias fronteiras - pena que tenha sido há centenas de anos - deposito nesta geração, de que a Filipa faz parte, a confiança num futuro melhor.
Da minha experiência decorrente da prática continuada da exploração do mais íntimo processo criativo que me sustém, pude concluir que este é fruto de uma demorada e trabalhosa sequência de acontecimentos. Da análise da realidade atística do nosso páis, pude concluir que não se pode atestar a qualidade através do filtro economicista das vendas ou dos lucros. A qualidade da generalidade do nosso público, de fraco espírito crítico, leva a que aqueles que não possuem qualquer tipo de mecha criativa possam viver muito bem.
Está nas mãos da geração de artísticas gráficos, músicos, escritores, pintores, mudar esta noção podre dos consumidores de produtos artísticos.
Apenas a qualidade poderá demonstrar que, mesmo os já conhecidos e ainda bem sucedidos engodos, nada têm a oferecer.
E a Filipa tem essa qualidade. A qualidade que aprenderá a vender, que aplicará no seu dia-a-dia e que eu já pude constatar.
Parabéns a todos os que se licenciaram em TCM, aos mais novos profissionais que agora iniciam uma nova etapa e, em particular, à Filipa pelo esforço que dispensou durante os longos e duros anos em que acumulou trabalho e estudo!
Imagem: wallsave.com

Comentários