A musculada pobreza de espírito

A ironia com que a vida nos brinda é brilhante. Brinca connosco como crianças que somos num mar de experiências por cumprir e, os mais desatentos – ou mais estúpidos, por sinal -, tendem a observar a vida dos outros mais do que a sua. E, num mundo pejado de críticas, é mesmo a crítica que vence. E os outros, por delicadeza para alguém que não merece, agradecem o elogio.
Durante um ano e meio esperei por uma oportunidade de ingressar no mundo do trabalho na minha área de formação. Esperei trabalhando na Gamestop enquanto terminava o curso (trabalhando cerca de dezasseis horas por dia !) e na Fnac, imediatamente antes da chamada que me trouxe até ao meu presente lugar.
Durante este longo período de tempo, fui acusado da forma mais ridícula que pode haver. Eu, aos olhos de alguns outros, nada queria fazer.
E eis que chega a oportunidade e a maior parte me felicita. Mas, como nos filmes, há sempre uma personagem em que músculos exacerbados significam actividade neuronal reduzida. E, desta feita, ouço que alcancei este lugar, pelo qual esperei tanto, através de cunha.
Rio-me. Seria uma cunha extremamente eficaz esta que me fez esperar tanto tempo. E seria uma cunha contra mais de quatro mil pessoas (!), o que é um risco imenso.
Não conta o mérito, não se soma as características pessoais, não se adiciona o esforço. Se o Fernando, que antes nada fazia, agora trabalha num serviço considerado de topo é porque tem cunha.
É óbvio que tamanha estupidez, felizmente, só grassa em alguns infelizes cérebros que, desconhecendo a realidade generalizada e a minha realidade específica, como sejam o meu percurso de vida, a minha capacidade oratória ou a minha desenvoltura social, despejam dejectos ao ritmo de cada palavra. Ou, em português corrente, só dizem merda.
Sendo a entrevista o único método de selecção da bolsa de recrutamento do Hospital de São João é normal que quem me conheça compreenda esta chamada. E perceba que peca por tardia.
Ainda assim, congratulo-me com o facto de existirem pessoas que se debruçam sobre a minha vida profissional, admirando o serviço em que trabalho e dando voz a uma frustração – vulgo “dor de cotovelo” – que magoa. Mas, garanto-vos, só eles sentem essa dor.
Refugio-me novamente na tão badalada diversidade. Talvez seja no estúpido que se encontra a força do inteligente. E é no invejoso que o diligente se regozija.
Afinal, a pobreza de espírito é o azeite do carácter. Por muito musculada que ela seja…

Comentários

Anónimo disse…
Mi è piaciuto molto! Non so di chi parli però il fatto è che nel mondo, purtroppo, esistono tante persone così, invece di pensare alle fortune che hanno, criticano, senza ragione, le "fortune" altrui. Fra virgolette perchè in realtà non è di fortuna che si tratta ma di meritocrazia, secondo il mio umile parere.
Un bacio.
Unknown disse…
Deixa falar esses estupidos que nada teem que fazer,senao controlar a vida dos outros.
A dor de cotovelo è grande,mas o importante è realizar na vida aquilo que pretendemos.
Assim è que descobrimos os verdadeiros amigos.
Beijos dos teus tios.
Vasco e Manuela
Anónimo disse…
Portugal atravessa uma fase da vida quotidiana muito complexa. Por um lado temos a pobreza de quem quer comer e não tem meios para o fazer e aguarda por uma oportunidade, por outro lado existem os pobres de espírito, que não reconhecem quem tem valor, quem faz pela vida, quem procura singrar na vida sem calcar terceiros, que não nasceram ricos enquanto eles vivem a sugar os papás. Esse sim são realmente os pobres de Portugal. Acredita que "Os cães ladram e a caravana avança" e outro para mim muito mais importante " Não percas tempo com pessoas banais dá-lhes o desprezo que merecem". A vida continua...
Anónimo disse…
Fernando: Acredita em ti e no que vales. Sempre foste um bom "menino",pelo que vejo continuas a ser um bom "homem" e se-lo-as para todo o sempre. Pessoas como tu, são uma num milhão. Não ligues a essa gente que só tem dor de cotovelo.
Há muito que não te vejo...a vida tem destas coisas e por vezes as pessoas afastam-se sem quererem mas porque tem de ser. Um dia, quando te encontrar,posso contar-te e perceberás o porquê do meu silêncio, que nada teve a ver com a nossa amizade - mereces saber. Fico super feliz por toda a tua caminhada, a qual acompanho por este blog que já existe há uns bons aninhos! Já sei que terminaste o curso, que estás no Hospital de SJoão, que já lançaste o teu segundo livro (que ainda não o tenho mas vou comprar), que também cantas...fico tão contente que andes bem e feliz que nem imaginas!O teu percurso escolar foi bem sucedido, o académico também, o profissional é de vento em popa e o amoroso?Quando casas?Quero que essa felicidade seja plena, por isso espero que já tenhas encontrado a mulher dos teus sonhos, que esteja tudo a correr bem e que o futuro vos sorria porque "um sorriso nessa cara" é bonito de se ver e mereces ter a felicidade e o amor junto de ti.Tudo de bom mesmo. Nota 20 para tudo na tua vida.