Banda do Pirilau: um fim-de-semana de pódio

A Banda do Pirilau, grupo de Carnaval do qual faço parte, participou no Rally Costa de Prata de 2010 com a ambição de se divertir. Para nós, amigos que partilham sentimentos por Ovar e pela festa que o Carnaval é na cidade, a diversão está e estará em primeiro lugar.
Assim, dia 30 de Janeiro, um dia antes do desfile da Chegada de Sua Alteza Real D. Álvaro, o Barbeiro, duas equipas tomaram lugar na linha de partida. Duas equipas vestidas com o vermelho-e-branco que caracteriza a Banda.
Durante todo o percurso fomos as últimas equipas a prestar provas nos pontos onde as meninas da Costa de Prata esperavam. No entanto, os últimos são os primeiro, diz o antigo ditado, e cada prova era prestada com mestria. Prova após prova, fomos consolidando uma vantagem que, nessa altura, ainda nos passava despercebida.
Eis que, estando já próxima a meia-noite, recebo uma mensagem da Banda. Ganhámos o 1º e o 2º lugares, os únicos dois premiados, e na SA esperavam-nos os troféus e os prémios monetários. Corri em direcção aos meus companheiros e, em cima de um transporte muito especial, fomos receber aquilo que já era nosso.
No dia seguinte, o Desfile da Chegada do Rei recebeu com caloroso espanto os Calhaus na Câmara. A piada que a Banda do Pirilau levou conseguiu, por intermédio da crítica social à autarquia, alcançar o 2º lugar da classificação. A Rotunda dos Mecos, a Estátua do Caster, o Calhau da Biblioteca, a Rotunda da Poça e até o Santa Camarão estiveram representados. E, pelo segundo dia consecutivo, o Pirilau estava no pódio.

Comentários