"And the Oscar goes to..."

A cerimónia de entrega dos Óscares do passado domingo, no Kodak Theatre, foi muito para além do que imaginámos ser uma cerimónia como esta. As entrevistas da passadeira vermelha, os comentadores e o seu entusiasmo, as surpresas e as confirmações, tudo muito à americana e em grande, presentearam os presentes e os telespectadores com um espectáculo de qualidade. A apresentação de Jon Stewart, com dezenas de piadas oportunas e bem pensadas, foi, claro está, uma das mais valias da noite. Os apresentadores de cada categoria, escolhidos a dedo entre antigos nomeados e novos actores recentemente solicitados, levaram também a que o glamour aumentasse à medida que o término da gala chegava.
A primeira surpresa deu-se na vitória de "It's hard out here for a pimp", dos Three Six Máfia, por Hustle & Flow na categoria Melhor Música Original, festejada a preceito em conjunto com a apresentadora Queen Latifah. A segunda e principal surpresa aconteceu na categoria Melhor Filme, quando, em vez do esperado Brokeback Mountain, se ouviu Crash (Colisão), de Cathy Schulman e Paul Haggins.
Os outros vencedores da noite foram George Clooney (Melhor Actor Secundário, por Syriana); Rachel Weisz (Melhor Actriz Secundária, por O Fiel Jardineiro) que encantou o público com a beleza natural das grávidas; Philip Seymour Hoffman (Melhor Actor, por Capote) que não ladrou como prometera; Reese Witherspoon (Melhor Actriz, por Walk The Line) que fez o agradecimento mais emocionado da noite e, por fim, Ang Lee (Melhor Realizador, por Brokeback Mountain) que acabou o discurso com algumas palavras em chinês.
Steven Spielberg saiu do Kodak Theatre de mãos a abanar apesar de ter sido elogiado logo no início pelo apresentador, que o incluiu numa das suas intervenções de humor.
Como muitos analistas tinham afirmado, a cerimónia acabou por demonstrar a qualidade dos filmes em cena no ano transacto, apesar das receitas de bilheteira terem sido das mais pequenas dos últimos anos, optando pela distribuição de galardões e não pela distinção de um único filme vencendo várias categorias.

Comentários