Lobby


lobby ['lóbi ]

substantivo masculino


1. grupo de pressão;

2. POLÍTICA grupo dos que frequentam as antecâmaras dos parlamentos com o objectivo de influenciar os deputados no sentido de votarem de acordo com os seus interesses;


(Do ing. lobby, "vestíbulo; corredor")

in Infopedia.pt

Como se pode ver, esta é a definição que o referido sítio dá à palavra lobby. E há muito por aí. Nos MPs, nos tribunais, nos grandes grupos de decisão, nas empresas, nas escolas, etc, etc, etc. E quero falar naquele que mais me afecta. Os lobbys das escolas são, por exemplo, aqueles que permitem que o progenitor-docente cubra as costas do seu descendente-educando.
Passo a explicar, dando-me ao luxo de criticar, sem que seja possível qualquer lobby impedir-me ou atingir-me: se eu, que até sou professor conceituado numa escola, puder interceder em favor do meu filho vou ser isento? Será que a minha presença não afectará a avaliação da minha melhor amiga, quando ela estiver na presença dos dados do meu filho?
Saindo da pele do professor (reduzindo o factor género a nada), eu acho, melhor, eu vejo que sim. Talvez um dia explique melhor porquê…

Comentários