CRÓNICAS DO EUROPEU

HOLANDA - 3 // 0 - LETÓNIA
Estádio Municipal de Braga

A Holanda entrou no jogo com algumas mudanças, devido a expulsões e opções. A Letónia, partia surpreendentemente com os mesmos pontos que a "laranja mecânica", ou seja, apenas um.
Os holandeses começaram melhor, tal como esperado mas Verpakovskis avisou logo no primeiro minuto. Um aviso que não teria cumprimento, porque a vitória da Holanda começou logo a desenhar-se aos 26' quando Davids cai dentro da área sem falta. No entanto, o árbitro entendeu que assim foi e permitiu a Van Nistelrooy inaugurar o placar. O resultado começou a dilatar-se com o bis do avançado do Manchester United, após um livre e um passe bem executado de cabeça para trás. Houve ainda hipóteses de marcar o terceiro, mas foram desperdiçadas pelos holandeses.
A Letónia começou o segundo tempo com vontade de fazer frente à Holanda mas nenhuma das ocasiões foi aproveitada. Destaque para Rubins que sempre jogou a uma velocidade incrível. A Holanda controlou todo o desenrolar da partida a partir daí, com alguma respostas ténues da Letónia, por meio dos mesmos de sempre: Rubins, Verpakovskis, Prohorenkovs e, quando em campo, Pahars. Aos 83' a Holanda faria ainda o 3-0, com Makaay a marcar de pé esquerdo, após uma grande jogada de Robben e de tirar um letão da frente. No final, há que destacar Kolinko que durante toda a partida foi o mesmo de sempre, ou talvez melhor, fazendo frente aos avançados holandeses com excelentes defesas, dignas dos mais conhecidos guarda-redes.

Melhor em campo:
Ruud van Nistelrooy

Árbitro:
Kim Milton Nielsen - esteve mal no lance da penalidade, mas não se pode considerar totalmente desacertado, uma vez que há um toque, muito embora insuficiente. Nunca se saberá quanto teria mudado o jogo sem o penálti, mas não muito com certeza. Ainda assim, esteve bem.

Comentários