CRÓNICAS DO EUROPEU

SUÍÇA - 1 // 3 - FRANÇA
Estádio Cidade de Coimbra

A França entrou no jogo com vontade de vencer rapidamente mas foi a Suíça a fazer perigo primeiro. O árbitro também errou cedo, assinalando mão na bola, aos 13', quando apenas tinha sido jogada com o peito. Barthez foi obrigado a defender vistosamente para canto, após a cobrança do respectivo livre. Stiel começava também a dar nas vistas, fazendo uso da sua veterania para enfrentar os temíveis avançados gauleses. O lance da mão quase se repetiu, mas desta feita, o árbitro marcou bem a falta, embora fosse bola na mão. O árbitro agiu correctamente tendo em conta que o jogador ficaria isolado. A França continuava forte mas pouco convicta, convicção que não faltava aos suíços que tinham em mente que uma vitória sua podia qualificá-los. Ainda assim, Zidane inaugurou o marcador aos 20', sem marcação e com uma reacção tardia de Jorg Stiel. Os franceses pareceram acordar um pouco mas nunca jogaram como Campeões Europeus em título. E após algumas oportunidades francesas, chega o golo de…Vonlanthen, um jovem de 18 anos, que após uma grande jogada com uma abertura de pernas de Gygax a um passe excelente de Cabanas, logrou igualar a disputa. Ao intervalo, 50% de posse de bola para cada um.
Zidane abriu logo a segunda parte com um bom pormenor técnico, que prenunciava muitas oportunidades. E chegaram. A convicção é continuava em falta e na hora do remate, falhava-se. Os ataques eram efectuados com pouca gente enquanto a maioria ficava atrás, expectante e confiante nos apagados Henry e Trezeguet. Mas Santini notou isso e tirou o último para colocar Saha em campo. E ele mudou o jogo, fazendo o que até aí o avançado da Juventus não tinha feito. Ganhou um lance de cabeça, desviando a bola para Henry que arranjou com o direito e marcou com o esquerdo. 1-2. Stiel esforçava-se e conseguiu fazer frente por bastante tempo, mas não conseguiu fazê-lo ao minuto 83, quando Henry recebeu de Vieira, fugiu a um helvético, simulou o remate e marcou. Nem as substituições efectuadas pela Suíça alteraram o rumo da partida, que acabou com um resultado pesado demais para os derrotados que chegaram a dominar. As equipas vinham mudadas (quatro alterações francesas e saída de Frei por suspensão após ter cuspido em Gerrard) mas o jogo não diferiu muito do que tinham feito até aí. O que foi mau.

Melhor em campo:
Zinedine Zidane

Árbitro:
Lubos Michel - os erros indicados na crónica não alteraram o resultado e são, pois, perfeitamente perdoáveis. Boa exibição.

Comentários