CRÓNICAS DO EUROPEU

BULGÁRIA - 0 // 2 - DINAMARCA
Estádio Municipal de Braga

Foi um jogo em que, novamente, a Dinamarca voltou a demonstrar o seu bom futebol, equiparado à R. Checa, sendo as equipas que praticam um futebol bem jogado, agradável à vista. Rommedahl, logo aos 4 minutos, cruzou para um primeiro remate de Jorgensen defendido por Zdravkov e uma recarga de Sand que embateu em Ivanov. Repetiu Rommedahl o feito aos 9' mas Petkov cortou. Aos 22' Rommedahl teve de sair lesionado e entrou o recém-chegado Gronkjaer. Como se verificou depois, apesar da boa exibição do primeiro, o segundo fez esquecer a sua boa prestação. A Dinamarca continuou a jogar bem e demonstração disso foi a jogada efectuada aos 24': Jensen centra e Gravesen falha, assim como Sand. Laursen remata contra Kirilov que fica lesionado na cabeça, tal foi a violência do remate. Zdravkov foi obrigado a exibir-se depois de um remate de Gronkjaer chegado ao poste. Niclas Jensen veio então, aos 31', da defesa centrar para Sand que falha de cabeça. Sete minutos depois, Tomasson remata às malhas laterais após receber de Gravensen e fugir a Zdravkov. Após a saída de Petkov para a entrada de Zagortchitch, Sorensen comete um erro, algo pouco normal, não agarrando a bola. Hristov não aproveitou e rematou ao lado. O domínio dinamarquês era evidente, sendo a posse de bola dos nórdicos de 57%. Perto do intervalo, um passe bem executado de Berbatov, de calcanhar, para M. Petrov que acaba por rematar frouxo. Gravesen ainda teve tempo para isolar Jorgensen e este, na cara do guarda-redes, opta pelo passe para o lado onde Jon Dahl Tomasson estava para encostar para o fundo das redes. A primeira parte acabava com a Dinamarca em vantagem no marcador.
Cinco minutos depois do recomeço, a Bulgária fez alterações, entrando Lazarov e saindo Ivanov. Os búlgaros até começaram melhor, protagonizando uma excelente jogada, com uma finalização de Jankovich ao lado. A Bulgária estava melhor do que na primeira parte e voltou a confirmá-lo aos 61' através de uma boa jogada que acabou nas mãos de Sorensen. Passados dez minutos, Jorgensen sai e entra Claus Jensen. Saiu também Jankovich aos 80, entrando Milen Petkov. Um minuto depois, falta duvidosa que Lucílio Baptista não marca. Na sequência desta jogada, Stilian Petrov aproveita para reclamar a falta anterior e o português perguntando nítida e rispidamente "what" mostra o amarelo que leva a estrela búlgara à expulsão por acumulação de amarelos. Martin Petrov começou então, devido ao nervosismo a mostrar-se o mais inconformado mas à margem da lei, arriscando-se também ele a ser expulso. Gravesen que tinha estado muito bem durante toda a partida continuava em destaque e aos 86' C. Jensen quase marcava, ganhando apenas um canto. A partida já estava na fase final, Gronkjaer marca um golo que culmina uma grande jogada, aos 91': passa a bola a Tomasson, que tabela com ele para ele marcar. A vitória estava entregue mas podia ter-se dilatado ainda mais, quando Sand remata à barra depois de trabalhar bem. O jogo acabou logo a seguir.

Melhor em campo:
Thomas Gravesen

Árbitro:
Lucílio Baptista - ao seu estilo esteve bem. Controlou o jogo não deixando de ter a percepção dos seus actos. Disciplinar e tecnicamente bem.

Comentários