CRÓNICAS DO EUROPEU

SUÉCIA - 5 // 0 - BULGÁRIA
Estádio Alvalade XXI, Lisboa

A equipa da Suécia jogou, finalmente, com o regressado Larsson, depois de este não ter participado em nenhum jogo de qualificação por ter desistido da selecção, logo após o final do Mundial '02. Um jornal sueco, contudo, realizou uma verdadeira mobilização de pessoas, que depois de muitos pedidos, conseguiram o regresso do temível avançado do Celtic de Glasgow.
Quem pensa que o domínio da Suécia foi avassalador desengane-se. Logo aos seis minutos, a Bulgária reclama penálti mas o árbitro, bem, a não marcar. A Bulgária dominava o jogo, e aos 15' Martin Petrov ganha a linha de fundo, centra para o remate de Jankovich, com perigo mas sem sucesso. Dois minutos depois, um lance invulgar: Petkov, tentando aliviar a bola, atinge também a cara de Ibrahimovic e Michael Riley assinala, correctamente, livre indirecto, no limite direito da pequena área. Por esta altura ainda a Bulgária dominava, jogando melhor. Mas como sempre, o instinto de Larsson começou a vir ao de cima e na sequência de um centro, de primeira, quase remata com sucesso. Até à meia hora de jogo, o meio campo búlgaro superiorizou-se, jogou mais e melhor. E novo lance anormal, pelo menos a este nível: um lançamento mal executado, com o pé dentro das quatro linhas. E é aos 31', que num lance rápido, Zlatan Ibrahimovic recebe a bola, quase a meio campo, sem fora-de-jogo. Corre sozinho para a área perseguido pelos defesas búlgaros, e, na cara do guarda-redes, passa para o lado, onde Ljungberg marca. Até ao final da primeira parte a Bulgária foi perdendo domínio e ainda houve tempo para um remate algo frouxo de Lyungberg.
Na segunda parte, a Bulgária entra com alguma força, com uma oportunidade de Jankovich de cabeça. Seguidamente, um lance de muito boa qualidade, com a assinatura do talentoso Ibrahimovic, no qual este desmarca Larsson com um toque de calcanhar perfeito, terminando a jogada nas mãos de Zdravkov. Aos 55', Martin Petrov remata forte e ao lado e, na sequência da jogada, Larsson acaba por marcar de cabeça (56'), por meio de um centro de Hansson. Incrivelmente, o matador sueco bisa um minuto depois, quando remata com o pé esquerdo, verdadeiramente esquecido pela defesa da Bulgária. A Suécia crescia, fruto dos erros da Bulgária e da consequente desmoralização. Ibrahimovic cabeceou para fora aos 59 minutos, com perigo. Faltavam 15 minutos para o final quando foram feitas duas alterações. Os suecos perdem Svensson para a entrada de Kallstrom. Na Bulgária, saída do incrédulo Berbatov para a entrada do também jovem e lutador Manchev. Apenas um minuto depois das alterações, Ivanov derruba Lyungberg, numa falta algo duvidosa. No entanto, Riley assinalou penálti, concretizado por Ibrahimovic, com Zdravkov para o mesmo lado e quase a defender. Ibrahimovic, este que viria a ser substituído por Allback, quatro minutos depois do golo, corolário de uma exibição de grande nível, colectiva e individualmente. O treinador Markov respondeu e lançou Lazarov para o lugar de Petrov, uma substituição que surtiu efeito porque a única hipótese de golo até ao final, por parte dos búlgaros, nasceu de um centro deste homem, para o insucesso de Manchev, que se adiantou, deixando a bola para trás. E, como se já não bastasse, aos 90 minutos, Allback ganha posição e a passe de Larsson, com muita desatenção dos búlgaros à mistura, aparece sozinho frente a Zdravkov, rematando com muita força, para o fundo das redes. 5-0. Quem diria que a Bulgária, depois da boa primeira meia hora ia ser goleada.

Melhor em campo:

Henrik Larsson

Árbitro:
Michael Riley- bem a nível disciplinar e menos bem a nível técnico. O lance do penálti é duvidoso, mas por estar em cima da jogada, dá-se o benefício da dúvida.

Comentários