CRÓNICAS DO EUROPEU

CROÁCIA - 2 // 2 - FRANÇA
Estádio Dr. Magalhães Pessoa, Leiria

Nos primeiros minutos a França dominou o jogo, nem sequer deixando a Croácia sair para o ataque. Não existiam muitas oportunidades mas a França dedicava-se ao ataque, não desprotegendo a defesa, onde o capitão Desailly estava de volta. E então, depois de muitas tentativas, Zidane executa um livre em que toda a gente falha. No entanto, Tudor desvia-a ao de leve e sem intenção, remetendo a bola para dentro da baliza. Estava feito o 0-1. A Croácia crescia mas os argumentos franceses continuavam a superiorizar-se. Aos 42', lance mais que mágico. Henry cobra o canto, curto de mais, mas Zidane levanta a bola de calcanhar para a cabeça de Gallas, que falha quando tinha saltado sozinho. O intervalo chegava com a França na frente e depois de muita luta a meio campo.
No segundo tempo, a vontade francesa de alterar o rumo do jogo era tanta que Silvestre derruba Rosso na área. O árbitro assinala bem a grande penalidade. Estavam passados 46 minutos quando Rapaijc concretiza o castigo máximo e empata a contenda. Barthez atirou-se bem para a bola, mas a potência do remate do croata não deixou qualquer hipótese de defesa. O jogo continuou com o, cada vez maior, crescimento da Croácia. E, qual cereja no topo do bolo, coroando esse crescimento chega o 2-1. Numa jogada um pouco confusa, Desailly falha a intercepção e Prso remata forte de pé esquerdo, marcando um golo de grande qualidade. Era a surpresa. De estranhar era o facto de Ivica Mornar, o melhor croata em campo no jogo contra a Suíça, estar no banco. Olic entrou, Butina defendeu um remate de Butina aos 62'. E dois minutos depois, num atraso mal executado, Trezeguet ganha a bola e Butina tenta aliviar. A bola bate então na mão do francês beneficiando-o e oferecendo-lhe o golo. Novo empate no Magalhães Pessoa. Se bem que a bola tenha ido à mão involuntariamente (nunca ninguém provará se assim foi, mas que pareceu, pareceu), o árbitro deveria ter assinalado falta porque influi directamente na trajectória da bola e no resultado da partida. O jogo alegrou com o empate, com as duas equipas a procurar os três pontos. Robert Pires centra sem emenda de Zidane aos 87' e, pouco tempo depois, Pires remata e Butina opõe-se à bola. Mornar que tinha entrado para o lugar de Rapaijc, o marcador do penálti, estava já a dar que fazer a defesa gaulesa e, aos 92, bem perto do final do encontro, descontos incluídos, recebe de Olic numa grande jogada e remata forte, à queima-roupa mas por cima. Foi por pouco. Quem sabe se estando ele mais tempo em campo não tinha acontecido mais vezes?

Melhor em campo:
Dado Prso

Árbitro:
Kim Milton Nielson - esteve bem no lance da grande penalidade e no cômputo geral, tanto a nível técnico como disciplinar. Esteve muito mal no lance do segundo golo francês, influenciando o resultado fin

Comentários