CRÓNICAS DO EUROPEU

INGLATERRA - 3 // 0 - SUÍÇA
Estádio Cidade de Coimbra

Foi na sua totalidade um jogo que pecou pela escassez de emoções. A Suíça jogou o que pôde e a Inglaterra o que precisou para ganhar.
Gerrard é sem dúvida um excelente jogador, mas parece estar em maré de azar. Aos quinze minutos, três depois de Frei falhar a emenda de um canto, quase fez auto-golo ao aliviar a bola para canto. Foi apenas um susto, até porque aos 22' Rooney tornou-se no jogador mais jovem a marcar num Europeu. Owen realiza um bom trabalho e um melhor cruzamento que culmina no cabeceamento do talentoso jogador do Everton. De notar que até ao golo a Suíça dominou, principalmente a nível territorial, debruçando-se sobre o meio campo adversário, sendo este contra a corrente do jogo. Rooney voltou a protagonizar perigo aos 33' mas não consegui desviar um centro de Ashley Cole. Em cima dos 45', Lampard faz uma falta infantil, pé em riste, e Hakan Yakin quase faz golo de bola parada.
A Suíça foi alterada na interrupção, mas não foi factor de grande mudança no jogo. Haas leva amarelo aos 48', lance que viria a influenciar o percurso dos suíços. Wicky criou perigo com um remate aos 51' e, dois minutos volvidos, Celestini sai para a entrada de Cabanas. Ashley Cole destacou-se, então, através de um pormenor individual, fugindo a dois adversários. Aos 59' Haas repete a entrada dura que tinha executado no início da segunda parte e é expulso por acumulação de amarelos. O jogo continuou mas a falta de Haas, pouco notada nos minutos seguintes à exclusão, influenciou a equipa que passou a jogar menos bem. Aos 65', o miúdo maravilha inglês domina um excelente passe longo de Beckham mas falha o remate. Por esta altura notou-se perfeitamente o esforço da equipa suíça em não se dar por vencida. Eriksson decidiu, posteriormente, tirar Scholes e colocar Hargreaves no seu lugar e também substituir Owen por Vassel, alteração repetida do jogo anterior e já esperada, por isso. A Suíça voltava então a dominar, recuperando o fulgor perdido. Mas Rooney matou o jogo num lance peculiar. Conduzindo a bola até à área, rematou e a bola, atingindo o poste, ressaltou para as costas de Jorg Stiel onde embateu entrando para a baliza. 74' minutos, 2-0. E o 3-0 viria aos 84', num lance de muitos passes lentos, em que Beckham desmarca Gary Neville que centra e Gerrard marca. Afinal o azar não é assim tanto. Até ao final saída de dois jogadores determinantes para o decorrer dos acontecimentos: Rooney e Hakan Yakin, para as entradas de Kieron Dyer e Vonlanthen

Melhor em campo:
Wayne Rooney

Árbitro:
Valentin Ivanov - o jogo foi calmo não precisando de muito pulso para dominar os ímpetos dos jogadores. Esteve bem e foi equilibrado.

Comentários