CRÓNICAS DO EUROPEU

PORTUGAL - 1 // 2 - GRÉCIA
Estádio do Dragão, Porto

A primeira edição e já de pesar. A estreia destas crónicas que se prevê acompanhem todo o Europeu dá logo conta da derrota da "nossa" selecção.
Portugal foi, parafraseando João Marcelino, "uma amálgama de jogadores". Cada um para seu lado, os jogadores portugueses não tiveram a lucidez de flanquear bem o jogo, nem tampouco de utilizar o controlo de bola e o passe como armas ao serviço do colectivo. A Grécia sim, jogou bem, marcando logo aos 7 minutos do jogo, por intermédio de Karagounis, que chegou a ser dado como suplente. Perante um erro de Paulo Ferreira e uma "auto-estrada" pela frente, o grego rematou, protagonizando o único atentado no Dragão, com uma bomba para dentro das redes defendidas por Ricardo. Otto Rehhagel conseguiu surpreender com a táctica irrepreensível e diferente das expectativas.
Na segunda parte, repetiu-se o que menos se desejava. Os gregos lograram novo golo nos primeiros minutos, não permitindo que as inteligentes entradas de Deco e Cristiano Ronaldo para os lugares de Rui Costa e Simão, respectivamente, surtissem qualquer efeito positivo numa equipa amorfa. Curiosamente, o golo nasceu de um penálti provocado por Ronaldo a Seitaridis e concretizado por Basinas. Portugal reagiu, mas tudo parecia falhar. Cristiano Ronaldo acabou por tentar redimir-se com um golo aos 93' que já não resultou sequer num estremecimento da Grécia. Resta-nos agora vencer a Rússia e a Espanha, equipas que jogam já daqui a pouco.

Melhor em campo:

Theodoros Zagorakis

Árbitro:
Pierluigi Collina - Bom trabalho tanto a nível técnico como disciplinar. Sem erros que mereçam destaque.

Comentários