Ao fim de 8 anos...

O Porto de Mourinho perdeu a primeira final. Na verdade, já havia sido derrotado pelo Milan, saindo da Supertaça europeia consolado com um domínio sobre os italianos. O bom senso desportivo diz-me que devo dar os parabéns mas não dou. Repito, não dou. A vitória não foi merecida. O Benfica dominou, disse Mário Dias. É verdade: os primeiros 15 minutos do jogo viram um Benfica mais forte que o Porto. E depois? Até aos 120, foi um jogo em que o Jamor inclinou: o Porto dominava. No entanto, o árbitro tratou de por o Jamor direito, fraudulentamente. Foi no primeiro roubo do árbitro que peguei no jornal e procurei incessantemente o seu nome. Qual não é o meu espanto quando vejo que o nome era Lucílio Baptista e não Markus Merk! Pois se o nome é diferente, as decisões foram iguais ou piores. Petit foi agredido por Nuno valente, dizem os vencedores de uma taça em 8 anos. É verdade, mas se tivesse sido expulso quando entrou por trás ainda no início do jogo, não tinha levado na cara. O Porto teve mais posse de bola, de forma avassaladora, com 58%. O golo do Benfica, o segundo, é precedido de falta de Zahovic sobre Paulo Ferreira. Tiago e Fernando Aguiar (este último salvo erro) protagonizaram lances passíveis de expulsão. Eram a segunda e a terceira. Contra uma de Jorge Costa, duvidosa. A falta que Deco sofreu à entrada da área, quando carregado por um benfiquista, que deveria ter sido admoestada com amarelo-alaranjado não foi marcada. Foras de jogo mal marcados. Enfim, só houve uma coisa boa: a claque vermelha desejou boa sorte para dia 26. Neste particular, sim, merecem parabéns. Mas festejarem tão efusivamente a vitória da taça, numa época em que só atingiram o segundo objectivo e isto porque o Sporting se perdeu, é de bradar aos céus. E pensar que é este o representante português entre os homens de negro, Lucílio Baptista. Também é exasperante.
Já Luís Filipe Vieira diz que se viu a grandeza do Benfica na Avenida dos Aliados. É verdade também. O Benfica é tão grande, mas tão grande, que se dignou a sair à rua com cachecóis e camisolas e bandeiras a cheirar a mofo e a naftalina. Apesar de todos estes tristes factores há a tirar uma ilação, pelos vistos favorável: quando Mourinho é derrotado vinga-se. Quando o Milan levou para Itália a Supertaça, Mourinho ameaçou o próximo adversário de vingança, pelo que tinha acontecido no Mónaco. Agora é o mesmo, vai vingar-se. E por falar em Mónaco…

Comentários

Anónimo disse…
Para que fique claro: a seguir aos panos a desejar boa sorte, os adeptos do Benfica içaram outros a dizer: Força Mónaco! Não me interessa nada - é só a bem da verdade.
Dizer que os jogadores do SLB deviam ter levado mais cartões é uma evidência; dizer que a expulsão do Jorge Costa é duvidosa é, no mínimo hilariante, no máximo desonesto. Mourinho chega um! Que vão para Inglaterra... com paragem francesa em turismo!