Hans Christian Andersen


O famigerado autor de contos infantis faria hoje 205 anos. E é sempre oportuno qalquer momento para recordar alguém que tanto contribuiu para a literatura mundial. Sem os contos escritos pelo dinamarquês muitas crianças não teriam tido a iniciação produtiva no mundo literário que tiveram. Na verdade, Esopo, La Fontaine, os irmãos Grimm e Andersen são talvez os nomes mais significativos de uma literatura que tem os mais novos como destinatários, mas que transmite valores inestimáveis para os mais velhos.
Hans foi, na minha infância e a par de Enid Blyton (Noddy, Os Cinco, Os Setes, As Gémeas...), o meu autor favorito. Foi através das histórias de ambos que me embrenhei horas a fio por caminhos feitos de palavras que me levaram até ao sonho de eu mesmo os traçar. Por isso, Andersen tem um significado especial tanto pessoal como profissionalmente.

Comentários